Estilo de Liderança – Como é o seu Chefe? Ou que tipo de Chefe é você?

Se é empregado, elemento de uma equipa de trabalho e até chefe ou gestor, já se deve, com certeza, ter apercebido que existem vários estilos de liderança e que cada estilo se adequa a situações especificas.

O estilo ou tipo de líder pode influênciar todos à sua volta: Pode fazer com que todos à sua volta andem felizes da vida ou que todos o detestem. Qual é o seu?

Os estilos de liderança estão definidos na área de psicologia aplicada às empresas e o mundo empresarial, onde se salienta a acção de Project Management. Ou seja, na acção de planear um projecto: um programa de actividades com o objectivo de se atingir um resultado específico dentro de um orçamento e de um prazo pré-estabelecidos.

Os estilos de liderança definem-se do seguinte modo:

  • Autocrático: Aquele líder que decide e arrisca sozinho. O seu perfil é ditatorial e controlador. Está mais preocupado com a tarefa ou objectivo a atingir do que com as pessoas e seus subordinados. Deve ser usado em que situações: Naquelas em que não há tempo para fazer consultas. No entanto, desencoraja o trabalho em equipa e por isso deve ser empregue pontualmente e apenas em situações que o exijam.
  • Analítico: Aquele em que o líder reúne os factos, observa a situação e analisa antes de decidir. Está mais preocupado com a tarefa ou objectivo a atingir do que com as pessoas e seus subordinados. Deve ser usado em que situações: Naquelas em que existe uma grande pressão em relação a prazos e que seja necessário tomar uma decisão urgente. Também deve ser empregue pontualmente e apenas em situações que o exijam.
  • Democrático: Aquele em o líder promove a participação e o envolvimento da equipa subordinada nas decisões a serem tomadas. Este estilo encoraja e motiva a equipa e colaboradores. Está igualmente preocupado com a tarefa e objectivos, bem como com os membros da equipa. Deve ser usado em que situações: Deve ser o estilo predominante já que é essencial para que haja um bom trabalho de equipa. Tira maior proveito das capacidades de cada membro da equipa para arranjar soluções e atingir os objectivos.
  • Laissez – faire (ou o deixa andar): O líder deixa à equipa toda a liberdade para decidir, sem que participe nas decisões. Não atribui responsabilidades nem distribui tarefas. Não controla o trabalho desenvolvido. Preocupa-se mais em ser aceite pela equipa (“popular”) do que com a tarefa. Deve ser usado em que situações: Este estilo permite criar uma maior confiança entre o líder e a equipa mas põe em risco a realização do projecto. E é contraditório porque promove o desencorajamento da equipa uma vez que não há controlo.

Agora já sabe. O seu chefe ou você é um freak do controlo ou um baldas? Qualquer que seja a sua postura, seja um bom Chefe: Poderá seu o meu próximo e eu quero gostar de si.

fontes: project management book of knoledgment do Project Management Institute nos E.U.A. e Arqt.ª Formadora da Ordem dos Arquitectos Helena Tiago na acção de formação sobre Project Management.

Quer saber mais? Siga para o site www.pmi.org

About these ads


Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: