E Dura, Dura, Dura, Dura…

malucos_do_riso_2003_top5.jpg

‘Os Malucos do riso’, recordistas de audiências, estão de volta e já fazem vitimas.

A Sic volta a por no ar o seu programa mais que tudo. O recordista de audiências está de volta e revela um apetite voraz! Segundo mediamonitor as audiências rondam os lugares cimeiros, ficando mesmo à frente desse grande marco informativo da TVI: o Jornal Nacional, tal como este site revela os dados para o dia 19 dez 2007. Não fosse haver futebol na RTP1 e o número de vitimas seria maior. Só as novelas da TVI são imbatíveis.

No entanto, este cenário revela questões curiosas:

Como é possível um programa antigo continuar a ter tanta popularidade? Será que o que se faz actualmente tem ainda menos qualidade? O que se passa com a informação da TVI?

Bom,… A formula do programa é de sucesso, não obstante o facto de poder ter sido bem melhor concebido. E realmente a qualidade da programação de hoje em dia anda nas ruas da amargura. Mais do que um reflexo da crise económica, é reflexo de um crise cultural e de mentalidades. Por exemplo, é sintomática a razão pela qual a RTP2, tendo uma programação relativamente cuidada, não tem mais audiências. E a resposta à terceira questão é outra questão: A TVI porventura tem informação? A mim não me parece…

Já agora, a titulo de exemplo vejam este gráfico:

graf-1.jpg

Apesar da informação da TVI ser algo deplorável, esta encontra-se em terceiro lugar. Pudera! Se estivesse em quarto é que era uma crise pois quereria dizer que nem as jogadas de propaganda deste canal estariam a surtir efeito. No entanto, nem essa posição merecia, já que a meu ver a RTP2 revela sucintamente o essencial da informação sem populismos, ao contrario de outras…

(imagem de cabeçalho: sic.pt)



%d bloggers like this: