Arte de Rua Fantástica

wenner-1.jpg

Em cidades e vilas em todo o mundo os peões podem ver ‘quadros’ nas calçadas ou superfícies pavimentadas decoradas com giz ou pastéis. Embora esta forma de arte seja pouco conhecida, é uma longa tradição na Europa e se pensa ter origem na Itália durante o século XVI.

Pensa-se que começou com vagabundos que muitas vezes viviam exclusivamente das moedas atiradas ao seu desenho como homenagem à Madonna e possivelmente pela habilidade destes.

Utilizando giz, tijolo, carvão, e pedras coloridas, em Itália, são chamados Madonnari depois de reproduzirem imagens da Madonna (Santa Maria). O seu trabalho está ligado à história rica da
arte religiosa italiana. (Uma oferenda dada quer antes, quer em gratidão por um milagre ou respondida oração)

wenner2.jpg

Durante séculos os madonnari eram verdadeiros artistas folk, reproduzindo imagens com simples materiais. Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos destes artistas sofreram dificuldades ficaram em número muito reduzido. Graças ao Festival de Pintura no Grazie di Curtatone no Norte da Itália, esta forma de arte foi revitalizada.

 

Como artista destacado desta desta arte está Kurt Wenner que tem combinado pintura tradicional de rua com técnicas clássicas: composição, ilusão, e ao inventar uma forma de arte própria. Este passou a ser conhecido como anamórfico, Ilusionista, ou pintor 3D de rua.

Wenner tem desenvolvido a sua técnica e tem inspirado festivais e público em todo o mundo, bem como outros a continuar a prática de interposição de imagens de ícones e cultura popular para um público sempre em mudança.

No entanto a essência desta arte permaneceu inalterada, embora os seus ‘quadros’ continuem a desaparecer após cada Festival, ou com as primeiras chuvas.

Traduzido e adaptado de “A Brief History of Street Painting” do site de Kurt Wenner.

Poderão ver também outros trabalhos deste artista. São muito interessantes. Parecem do Miguel Ângelo dos nossos dias.

wenner-3.jpg

O seu site será adicionado à lista ‘Ligações da Caixa‘.

1 Response to “Arte de Rua Fantástica”



  1. 1 Arte de Rua Fantástica II « Caixinha de Curiosidades Trackback on January 20, 2008 at 10:28 pm
Comments are currently closed.




%d bloggers like this: