Lei da Atracção – LUA vs TERRA

 

 

ervilha.jpg

Uma das influências mais conhecidas da Lua sobre o nosso planeta é a criação de marés. No entanto, segundo algumas pessoas, a sua influência é bastante maior. Justificando mudanças de humor, magnetismos e até mesmo erupções vulcânicas.

Não gostaria de avançar por considerações sobre essa matéria, até porque muitas destas ideias não estão provadas cientificamente. Apesar disto, escreverei alguns dados interessantes que podem suscitar alguma reflexão sobre o assunto:

A força gravitacional da Lua é seis vezes inferior à da Terra, valorizando-se na ordem dos 162cm/seg2, e a força exercida sobre a Terra tem vindo a ser cada vez menor, porque a Lua se está à afastar do nosso Planeta. Assim, quando há milhões de anos atrás, a Lua influenciava a superfície rochosa da Terra, agora fica-se pela massa líquida, os oceanos. Estima-se que a força da Lua sobre cada um de nós é semelhante à influência de uma ervilha a 1,5m de altura das nossas cabeças. (Segundo alguns cientistas, em trabalho divulgado pela National Geografic)

A diferença entre as forças de gravidade da Lua e da Terra é grande, como referi anteriormente, no entanto lanço alguns dados de forma a compreender melhor: O propulsor de o foguete, que se deseje que levante da superfície da Lua tem que ter uma potência de 5000 cavalos, ao passo que para o mesmo foguete na superfície da Terra, será preciso ter pelo menos 17000 cavalos.

 

vaivem.jpg
sonda-lua.jpg
> img obtida em bbc.brasil.com

Dá que pensar e ajuda a perceber porque é tão difícil enviar um Vaivem para lá da nossa atmosfera. E, já agora, porque Neil Armstrong andava aos pulos na Lua.

7 Responses to “Lei da Atracção – LUA vs TERRA”


  1. 1 Baltazar Zilio March 27, 2008 at 9:49 pm

    Eu gostaria de saber o valor da gravidade da terra,da Lua e de Jupiter

  2. 2 Baltazar Zilio March 27, 2008 at 9:55 pm

    Eu sou a Leticia queria saber o valor da gravidade da Terra,da Lua e de Jupiter.

    Obrigada

  3. 3 slim March 28, 2008 at 1:06 am

    Olá Baltazar e Leticia!

    Obrigado pelo contacto.

    Poderão encontrar as respostas que procuram nos seguintes sites:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gravidade

    http://pt.wikipedia.org/wiki/G_%28F%C3%ADsica%29

    http://www.solarviews.com/portug/moon.htm

    Atenção que os dados fornecidos poderão não ser exactos, pelo que a consulta de uma enciclopédia será uma boa ideia.

    Um abraço.

  4. 4 slim April 24, 2008 at 1:23 am

    A Lua afasta-se da Terra cerca de 3,5cm ao ano.
    Esta é uma medição feita com equipamento lazer a partir de estações em Terra e Painéis reflectores estrategicamente posicionados na superfície da Lua a quando das missões de alunagem. O programa chama-se Apollo e já tem muitos anos.

  5. 5 Juliana June 21, 2008 at 12:57 pm

    Olá … uma vez escutei q da lua daria para se ver (ao olho nú) alguns pontos da terra ( ex: a cidade de Las Vegas ) e entre outros , gostaria de saber se isso é realmente possivel e onde posso ler mais sobre isso

  6. 6 Raul June 22, 2008 at 5:56 pm

    então Juliana,só o q eu sei é q o uniko monumento construido pelo homem q pode ser visto a olho nú de lá da lua é a muralha da China.

  7. 7 slim June 24, 2008 at 12:24 am

    Olá Juliana. Olá Raul.

    Sobre a questão de se ver pontos notáveis do nosso planeta da Lua e/ou do espaço, paira alguma confusão. É natural, muito pouca gente foi ao Espaço e ainda menos à Lua. No entanto, avanço o seguinte: tendo em conta a diferença da distância entre a Terra e Lua e a Terra e o Espaço (que usualmente é já considerado a partir da órbita da Terra, onde andam os satélites) sem dúvida que o que é visto num e noutro ponto não tem o mesmo grau de pormenor, ou seja da Lua vê-se muito, mas muito menos pormenor.
    Segundo relatos de astronautas das expedições lunares, pouco pormenor se consegue ver da Terra a partir da Lua, sendo mesmo muito difícil distinguir os Continentes, daí outras coisas mais pequenas como por exemplo a Muralha da China ou Las Vegas, sejam completamente imperceptíveis.
    Por outro lado, à distancia a que estão os satélites já é visível mais pormenor, mas ainda assim, ao que parece, não se consegue distinguir coisas ainda assim tão pequenas a olho nú. Muitas das imagens que nos chegam são de máquinas fotográficas equipadas com lentes muito potentes e por vezes com filtros sensíveis à captação de luz para lá do espectro sensível dos nossos sentidos, como por exemplo infravermelhos (vista) ou até mesmo por radar (ondas de rádio).

    Como curiosidade: o primeiro astronauta chinês veio mesmo confirmar que a muralha da china não se consegue ver a olho nú da Estação Espacial Internacional que está em orbita do nosso planeta.

    Poderão saber ou pouco mais sobre o assunto seguindo este links:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_da_China

    e para curiosidades, o site da ESA – Agência Espacial Europeia, como fotos muito interessantes:

    http://www.esa.int/esa-mmg/mmg.pl?b=b&topic=Land%20use&subtopic=Urban%20areas&start=1

    Um abraço e boas curiosidades.

    slim


Comments are currently closed.




%d bloggers like this: