Arte Mesclada pela Web

Através do site Net Art Generator é possivel criar uma suposta obra-de-arte. Com a simplicidade de apenas escrever o nome, definir o tamanho e o formato da imagem, este site produz online uma imagem que, imagéticamente, é representativa do nome que damos à nossa obra. Ou seja, se eu der de nome à minha obra: Gioconda de Leonardo da Vinci, o programa procura através do Google imagens sobre este tema e mescla-as produzindo uma representação da Gioconda segundo o universo da internet.

leonardo_da_vinci-giocondafeb_4_131248_2008.jpg

Poderíamos pensar no inicio de que este é um processo fantástico: Obra-prima-instantânea. Longe disso.

No entanto, tem o seu valor. E o que torna todo este processo interessante é o facto de compilar numa imagem, a diversidade de imagens sobre um determinado assunto: As várias dimensões de uma mesma realidade.

Experimento novamente. Desta vez com os ‘Girassois’ de Van Gogh. Uma obra que prima pela luz, brilhantismo e expressividade que o artista conseguiu introduzir em um simples jarro com girassois. E o Net Art Generator através da mesclagem de oito imagens produz o seguinte:

van_gogh-sunflowersfeb_4_131735_2008.jpg8origens.jpg

Como se pode observar, o amarelo fantástico da obra original foi completamente aniquilado por outros elementos. Mas também não importa porque representa não o quadro do Van Gogh, mas outra coisa. Talvez a forma como a Internet e os internautas vêem esse mesmo quadro.

Não deixa de ser curioso.

E deixo algumas questões:

  • Como seremos nós daqui a alguns anos?
  • Qual é a representação de nós próprios na web?
  • Seremos uma mescla?

Também deixo a sugestão de experimentarem. Tentem fazer com os mais diversos temas ou palavras. Vão a Net Art Generator e vejam se aquilo que encontram vai de acordo com a vossa ideia. Apanharão surpresas de certeza.

1 Response to “Arte Mesclada pela Web”



  1. 1 Sombras - Ilusões Projectadas Sobre Planos « Caixinha de Curiosidades Trackback on February 4, 2008 at 7:51 pm
Comments are currently closed.




%d bloggers like this: