Projecto Blogue – Conclusão – Término

O projecto da ‘Caixinha de Curiosidades’ nasceu faz quase um ano.

O seu objectivo era simples. Falar de curiosidades. Desde as mais interessantes às mais banais. Não importava o grau de interesse. E a existência de feedback por parte de quem lê.

O que é interessante ou não depende que quem lê. Daí o ponto de partida para o grande teste! O que é considerado interessante como conteúdo a publicar na internet?

Não fazia ideia. E até mesmo hoje faço pouca ideia, mas tenho alguns indicadores. Os indicadores são um ano de curiosidades publicadas, onde a ‘audiência’ revela o que as pessoas procuram. Obviamente que as respostas estão restringidas ao conteúdo colocado, no entanto dá para perceber motivos de uso da internet.

Os interesses são caracterizados pelas informações sobre a Internet, por curiosidades do dia-a-dia ou por ciência aqui na ‘caixa’, tendo em conta que tentei abordar grande variedade de temas. Ainda assim, são estes os temas que mais trouxeram pessoas a visitar a ‘caixa’.

Espectativas e resultados

Mas outro objectivo era o feedback. Este objectivo não foi atingido. E agora vejo que dificilmente seria. É preciso trazer as pessoas a discutir algo e esse espaço não foi dado. Não foi dado porque em si a estrutura de conteúdos e a forma como eram apresentados não potenciava a existência de feedback.

Ainda não sendo o seu principal objectivo é importante perceber como funciona a relação conteúdo-interesses/visitas-feedback.

Término

Ainda não cumprindo os seus objectivos, esta experiência depara-se com o facto de que para trazer pessoas até aqui é necessário trabalho, empenho, interesse e coisas interessantes, em contínuo e crescendo. Não foi nem é o meu objectivo. Sempre foi apresentado conteúdo segundo as minhas necessidades e não segundo o interesse de quem lia. Neste momento não tenho necessidade de continuar a ‘publicar’ curiosidades, logo, seguindo o raciocínio anterior, não existem entradas contínuas e regulares.

Como assim é, a existência deste blogue é também relativa à minha necessidade dele. E por isso será terminado.

Será terminado a quando do seu aniversário. Será um fechar de um ciclo, de uma experiência que se cumpriu, e que ainda assim muito interessante, mas que tem de terminar para dar lugar a novas experiências.

Com os meus cumprimentos e agradecimento a quem visitou este espaço, ainda que muitas vezes por engano, desejo que continuem com vontade de saber curiosidades. A curiosidade é a base da nossa criatividade e inteligência e deve ser incentivada.

Até à próxima.

slim

——————–

veja também:

Sobre o autor



%d bloggers like this: